Artigos

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014 Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo Faz duas semanas, deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil. Durante meses, fomos submetidos a um massacre midiático sem precedentes, anunciando o caos na Copa do Fim do Mundo.
por: Ricardo Kotscho
Segunda-feira, 09 de Junho de 2014 A Copa das Copas A Copa das Copas A partir desta quinta-feira, os olhos e os corações do mundo estarão voltados para o Brasil. Trinta e duas seleções, representando o melhor do futebol mundial, estarão disputando a Copa do Mundo, a competição que de quatro em quatro anos transforma a todos nós em torcedores.
por: Dilma Rousseff
 
Quarta-feira, 28 de Maio de 2014 Tucanos de asa quebrada fingem voar em céu de brigadeiro Tucanos de asa quebrada fingem voar em céu de brigadeiro É quase cômico que o PSDB se atreva a falar sobre planejamento e gestão quando está no governo há 20 anos e as áreas que são foco principal da preocupação da sociedade paulista, violência, transporte e água, se encontrem da forma calamitosa como estão.
por: Emídio de Souza
Sexta-feira, 23 de Maio de 2014 Palavra da Diretoria - Vontade Política Palavra da Diretoria - Vontade Política O senador Eduardo Suplicy (PT) esteve na sexta-feira, dia 16 de maio, no campus da UFSCar Sorocaba, para conversar com os universitários sobre cidadania e inclusão social.
por: Ademilson Terto da Silva
 
Segunda-feira, 12 de Maio de 2014 Lula: O mundo se encontra no Brasil Lula: O mundo se encontra no Brasil Quando era presidente da República, trabalhei intensamente para que a Copa do Mundo de 2014 fosse realizada no Brasil. E não o fiz por razões econômicas ou políticas, mas pelo que o futebol representa para todos os povos e, particularmente, para o povo brasileiro. A nossa população apoiou com entusiasmo a ideia, rejeitando o preconceito elitista dos que dizem que um evento desse porte “é coisa de país rico”, e se esquecem de que o Uruguai, o Chile, o México, a Argentina, a África do Sul e o próprio Brasil já o sediaram com sucesso.
por: Luiz Inácio Lula da Silva
Quarta-feira, 30 de Abril de 2014 Cronologia Sindical Cronologia Sindical Com o fim da escravidão - oficializado em 1888 - governo e fazendeiros do Brasil fizeram intensa campanha no exterior prometendo grande oferta de trabalho, bons salários e oportunidades de aquisição de terras para o estrangeiro que viesse ao país. Estima-se que entre 1870 e 1900 mais de 800 mil imigrantes ingressaram no país, sendo que 580 mil vieram do sul da Itália para as regiões cafeeiras do Centro-Sul.
por: Paulo Rogério
 
Segunda-feira, 14 de Abril de 2014 Palavra da Diretoria - Mais um passo à frente Palavra da Diretoria - Mais um passo à frente As mais recentes diretorias do Sindicato dos Metalúrgicos tiveram o orgulho de acompanhar de perto, nos últimos 9 anos, a luta do deputado estadual Hamilton Pereira, do PT local, pelo reconhecimento de Sorocaba como sede de uma região metropolitana. Agora, moradores e empreendedores de 26 cidades estão prestes a participar de um momento histórico: a instalação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
por: Ademilson Terto da Silva
Quinta-feira, 03 de Abril de 2014 Ensino técnico no Brasil: uma revolução silenciosa Ensino técnico no Brasil: uma revolução silenciosa As coisas boas que são feitas em nosso País, salvo raras exceções, não recebem o reconhecimento necessário. No máximo lhes são dados pequenos espaços nos veículos de comunicação. Porém, estamos aos poucos rompendo esse "muro" por meio das redes sociais e da internet.
por: Paulo Paim
 
Quinta-feira, 03 de Abril de 2014 O que procuram, a farsa ou a tragédia? O que procuram, a farsa ou a tragédia? Há pouco mais de uma década, seria impensável a qualquer representante de parcela do pensamento político brasileiro usar o golpe de 1964 como propaganda política. A ditadura militar foi capaz de envergonhar uma parcela enorme da população brasileira, inclusive a esmagadora maioria que se arrependera de apoiá-la - e muita gente a apoiou por atos, pensamentos ou omissões. Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas, em 2002, e a inauguração de um período dominado eleitoralmente pelo PT, a referência política do golpe retorna intensamente, por meio de forças neoconservadoras, não como vergonha, mas como exemplo a ser seguido.
por: Maria Inês Nassif
Quinta-feira, 27 de Março de 2014 Crise da água revela a inação do governo Alckmin Crise da água revela a inação do governo Alckmin Sou médico, formado pela Universidade de Campinas, especialista em infectologia pela Universidade de São Paulo. Na faculdade de medicina aprendemos cedo que não investir na prevenção de doenças é a melhor forma de submeter o paciente a tratamentos de saúde, muitas vezes caros, dolorosos e demorados, quando não ineficazes. O conceito de prevenção, na gestão pública, chama-se planejamento. Quando não há planejamento, sinônimo de prevenção, a conta vai parar no colo da sociedade. É o que está acontecendo neste exato momento em São Paulo com a gestão da água.
por: Alexandre Padilha
 
Quarta-feira, 19 de Março de 2014 Direitos da mulher no Brasil profundo Direitos da mulher no Brasil profundo Em pleno século 21, o chamado Brasil profundo - constituído pelas áreas de campo, floresta e águas - continua gritantemente injusto com as mulheres. Impressiona saber que a violência contra elas chega ao ponto de parecer um direito hereditário do homem, passado de pai para filho, como ocorre em comunidades do Arquipélago de Marajó, segundo testemunho local, num espelho que reflete o Brasil, em maior ou menor grau. Ali, sofrem violência a avó, a mãe e a filha
por: Eleonora Menicucci
Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2014 Por que o Brasil é o país das oportunidades, por Lula Por que o Brasil é o país das oportunidades, por Lula Passados cinco anos do início da crise global, o mundo ainda enfrenta suas consequências, mas já se prepara para um novo ciclo de crescimento. As atenções estão voltadas para mercados emergentes como o Brasil. Nosso modelo de desenvolvimento com inclusão social atraiu e continua atraindo investidores de toda parte. É hora de mostrar as grandes oportunidades que o país oferece, num quadro de estabilidade que poucos podem apresentar.
por: Luiz Inácio Lula da Silva
 
Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014 A pedagogia dos médicos cubanos, por Emir Sader A pedagogia dos médicos cubanos, por Emir Sader "As médicas cubanas parecem empregadas domésticas." A afirmação, a mais expressiva da onda de expressões de intolerância e de discriminação racista, feita por uma jornalista brasileira de direita, representa, sem perceber, o mais significativo elogio de Cuba. Diante das necessidades de atendimento médico da população, o governo brasileiro, depois de convocar a médicos brasileiros a ocupar os postos nas regiões do país com mais necessidades e menor atenção, fez um convênio com o governo de Cuba para trazer ao Brasil a profissionais de saúde do país que inquestionavelmente tem uma das melhores, senão a melhor medicina social do mundo.
por: Emir Sader
Terça-feira, 24 de Dezembro de 2013 Pessoas desaparecidas Pessoas desaparecidas A pressão de entidades da sociedade civil como a associação Mães em Luta e o movimento Mães de Maio, associada à divisão da base de apoio ao governo na Assembleia Legislativa (atribuída por observadores como a colunista política do iG, Clarissa Oliveira, a uma disputa de poder entre a ala jovem e a velha guarda do PSDB), permitiu que o veto do governador Geraldo Alckmin ao projeto nº 463/2011, do deputado Hamilton Pereira (PT), que instituiu a Política Estadual de Busca aos Desaparecidos, fosse derrubado na última terça-feira (17), tornando irreversível a criação da lei.
por: Jornal Cruzeiro do Sul
 
Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 Uma década vencendo a fome, por Lula Uma década vencendo a fome, por Lula Por meio do Bolsa Família, 14 milhões de famílias, ou 50 milhões de pessoas - um quarto da população do Brasil - recebem uma renda mensal desde que mantenham as crianças na escola e que dêem a elas assistência médica, incluindo todas as vacinações regulares. Mais de 90% dos pagamentos são feitos para as mães.
por: Luiz Inácio Lula da Silva
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013 Não houve julgamento. Houve massacre Não houve julgamento. Houve massacre A burguesia conspira para transformar Joaquim Barbosa em um novo Collor de Mello, o falso "caçador de marajás" criado pela Globo para derrotar Lula em 1989. E essa nova cria da mídia tende a ser ainda pior, pois preside a mais alta Corte do Brasil e, mesmo assim, afronta covardemente as bases legais da nossa democracia.
por: Subsede CUT Sorocaba
 
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2013 Desejo de vingança move Joaquim Barbosa Desejo de vingança move Joaquim Barbosa Depois de oito anos de execração pública, decisões arbitrárias, autoritárias e sem base legal, o julgamento da Ação Penal 470 terminou com o mais deprimente espetáculo de violação de direitos constitucionais: a prisão ilegal, em pleno feriado de Proclamação da República, dos companheiros José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares.
por: Vagner Freitas
Quarta-feira, 06 de Novembro de 2013 Direito à vida, por Lula Direito à vida, por Lula Em todo o mundo, seja nos países ricos, em desenvolvimento ou pobres, o acesso a tratamentos médicos mais avançados está cada vez mais desafiador. Muitos dos doentes não conseguem se beneficiar dos medicamentos que poderiam curá-los ou pelo menos prolongar as suas vidas.
por: Luiz Inácio Lula da Silva
 
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 A volta por cima de Dilma Rousseff, por Maria Inês Nassif A volta por cima de Dilma Rousseff, por Maria Inês Nassif A presidente Dilma Rousseff deu a volta por cima. Para quem apostava nas suas deficiências de virtude e fortuna - as duas qualidades fundamentais para um governante que se pretenda condutor dos destinos de um povo, segundo Maquiavel - suas respostas às manifestações de junho, e os fatos que se sucederam a elas e antecederam ao prazo legal final para filiação partidária dos políticos com pretensões eleitorais, mostram que a presidenta pode não ser uma Pelé da política, mas é capaz de jogar um bolão quando se dispõe a entrar em campo.
por: Maria Inês Nassif
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2013 Valorização do professor: um bom motivo para comemorar, por Iara Bernardi Valorização do professor: um bom motivo para comemorar, por Iara Bernardi O Dia do Professor e da Professora é para mim um dia muito especial. Por razões igualmente importantes: ser professora; ser uma militante histórica do movimento em defesa da valorização do professor; ser paulista - a comemoração teve início em São Paulo - e por representar a Bancada do PT, partido que tem forte tradição na luta sindical dos professores e que estando à frente do governo instituiu o piso salarial nacional.
por: Iara Bernardi
 
Parceiros
PT Nacional
PT Estadual
PT Regional
Iara Bernardi
Carlos Leite
Izídio
Francisco França