Entrevistas

Segunda-feira, 09 de Junho de 2014 "No segundo mandato Dilma terá de fazer coisas novas", diz Lula "No segundo mandato Dilma terá de fazer coisas novas", diz Lula Antes de mais nada, impressiona a paixão. Aos 68 anos, Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu o vigor com que arengava à multidão reunida no gramado da Vila Euclides no fim dos anos 70. E nos momentos em que sustenta algo capaz de empolgá-lo, ocorrência frequente, aperta com força metalúrgica o pulso do entrevistador mais próximo, como se pretendesse transmitir-lhe fisicamente sua emoção. Assim se deu nesta longa entrevista que o ex-presidente Lula deu a CartaCapital. No caso de Mino, esta foi mais uma das inúmeras, a começar pela primeira, em janeiro de 1978.
por: Carta Capital
Terça-feira, 13 de Maio de 2014 Dowbor - "O Brasil está mudando para melhor. Não dá para contestar isso." Dowbor - "O Brasil está mudando para melhor. Não dá para contestar isso." A relação entre as transformações do Brasil nas últimas duas décadas e a luta para superarmos a herança nefasta de 21 anos de ditadura militar é o tema da entrevista concedida ao Blog do Zé pelo economista Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP. Dowbor, dentre os mais atentos observadores e analistas da cena política e econômica brasileira, que não apenas viveu o período militar, mas lutou contra a ditadura, mostra como a desigualdade social e regional fizeram parte do modelo adotado pela ditadura militar. Destrincha o milagre econômico e aponta o que estava por trás da máxima daqueles anos "deixar o bolo crescer primeiro, para depois distribuir".
por: Carta Maior - Blog do Zé
 
Quinta-feira, 08 de Maio de 2014 Gilberto Carvalho: Gastos com a Copa não prejudicaram investimentos em saúde e educação Gilberto Carvalho: Gastos com a Copa não prejudicaram investimentos em saúde e educação Uma das maiores paixões do Brasil é o futebol. Por isso, é natural que a realização da Copa do Mundo em nosso país desperte fortes emoções. E é com muita emoção que o significado desse grande evento tem sido analisado. Infelizmente, porém, tem faltado informação. É exatamente para levar informações precisas e ouvir um amplo leque de opiniões que tenho ido, como representante do governo brasileiro, a todas as cidades-sede para debater com os representantes dos movimentos sociais a importância e as repercussões da Copa para o Brasil.
por: UOL
Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 “Direitos foram violados pelo STF”, diz jurista “Direitos foram violados pelo STF”, diz jurista O julgamento do caso do "Mensalão" foi político e inconstitucional, na avaliação de Celso Antônio Bandeira de Mello, que é reconhecido como um dos mais brilhantes e respeitados juristas brasileiros. Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- -SP), Bandeira completa 77 anos na próxima semana envergonhado com o papel cumprido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento.
por: Brasil de Fato
 
Terça-feira, 01 de Outubro de 2013 Ao Correio, Lula diz estar pronto para a campanha de Dilma em 2014 Ao Correio, Lula diz estar pronto para a campanha de Dilma em 2014 São Paulo - A casa discreta no tradicional bairro do Ipiranga em nada lembra os palácios de Brasília mas seu principal inquilino ali trabalha cerca de 10 horas por dia, com a mesma disposição que, nos oito anos em que governou o Brasil, extenuava auxiliares - hoje reduzidos a uma pequena equipe. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levanta-se em São Bernardo do Campo às seis horas da manhã, faz duas horas de exercícios físicos, toma café e chega ao instituto que leva seu nome por volta das 9h, raramente saindo antes das 20h. Ali recebe políticos, empresários, sindicalistas, intelectuais, agentes sociais e personalidades em busca de seu apoio a uma causa ou projeto.
por: Correio Braziliense - Por Leonardo Cavalcanti e Tereza Cruvinel
Terça-feira, 24 de Setembro de 2013 “Saúde começa antes, na atenção básica”, diz Padilha “Saúde começa antes, na atenção básica”, diz Padilha O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está no olho do furacão. Administra o maior serviço público universal e gratuito de saúde do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), que cobre 200 milhões de pessoas. São mais de 150 milhões que dele dependem exclusivamente e 49 milhões de usuários de planos de saúde privados que também acessam os serviços públicos. Os recursos não bastam - neste ano, o orçamento é de R$ 100,3 bilhões e a qualidade deixa a desejar. Tanto que a população foi às ruas, em junho, exigir melhorias no atendimento, entre outras demandas.
por: Valor Econômico - Valor Setorial: Saúde
 
Terça-feira, 03 de Setembro de 2013 Doutor Garcia: como trabalha o médico de família em Cuba Doutor Garcia: como trabalha o médico de família em Cuba Rodolfo Garcia, 50 anos, conhece bem a realidade dos sistemas de saúde pública de Cuba e Brasil, dois dos países em que já exerceu a medicina. Instrutor do curso destinado aos cubanos que irão atuar no programa Mais Médicos, ele está de volta ao Brasil com expectativas positivas de ajudar a melhorar o acesso da população carente à saúde. “Voltei porque me apaixonei pelo povo brasileiro”, afirmou à Carta Maior.
por: Carta Maior
Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013 Hamilton Pereira: Não é cartel de empresas, é corrupção do PSDB Hamilton Pereira: Não é cartel de empresas, é corrupção do PSDB Uma risada espontânea. Foi assim que o deputado Hamilton Pereira reagiu quando perguntei a ele se a imprensa paulista teria sido tão complacente, por tanto tempo, com um governador do PT acusado de corrupção.
por: Blog Viomundo
 
Quarta-feira, 12 de Junho de 2013 'Alckmin politiza a questão da segurança', diz Cardozo Depois de passar uma semana às voltas com invasões de índios em Mato Grosso do Sul, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mexeu em outro vespeiro. Cansado de ser responsabilizado pelo aumento da violência em São Paulo, Cardozo disse que o governador Geraldo Alckmin está "politizando" a segurança pública, de olho na eleição do ano que vem.
por: Estadão
Quarta-feira, 22 de Maio de 2013 O Bolsa Família está completando dez anos O Bolsa Família está completando dez anos Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro" dessa terça-feira (21), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, falou sobre o Bolsa Família. Leia abaixo trechos selecionados pelo Em Questão.
por: Bom dia Ministro - Tereza Campello
 
Quinta-feira, 07 de Março de 2013 “O que está em jogo vai além dos pedágios. É a relação do Estado com a sociedade” “O que está em jogo vai além dos pedágios. É a relação do Estado com a sociedade” Desde a década de 1980, o tema dos pedágios desempenha um papel central na vida política do Rio Grande do Sul. O debate sobre a administração das estradas ultrapassa a dimensão meramente econômica, envolvendo concepções sobre a própria natureza do Estado. Para o governador Tarso Genro, que decidiu mudar o modelo de pedagiamento vigente há décadas e motivo de muitas reclamações por parte dos usuários, o que está em jogo neste processo vai além da questão dos pedágios em si.
por: Sul21
Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013 Jefferson Lima, secretário nacional da Juventude do PT (JPT), traz boas novas Jefferson Lima, secretário nacional da Juventude do PT (JPT), traz boas novas O secretário nacional da Juventude Petista, Jefferson Lima, esteve no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE, realizado há poucas semanas em Recife, e contou que a jornada de lutas neste 2013 será unificada. Entidades que lutam pela pauta da juventude juntarão esforços e vão fomentar uma série de atividades em todo o país. A primeira está marcada para o próximo dia 23.02, com uma plenária nacional em São Paulo. Confiram a entrevista e não deixem de acompanhar e prestigiar esta luta fundamental dos nossos jovens.
por: Blog do Zé Dirceu
 
Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 “Queremos ajudar as pessoas a sair da situação de extrema pobreza em todos os seus aspectos” “Queremos ajudar as pessoas a sair da situação de extrema pobreza em todos os seus aspectos” Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da última quinta-feira (6), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, falou sobre a ampliação do Brasil Carinhoso. A ação, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, passou a complementar a renda das famílias extremamente pobres do Bolsa Família que têm filhos de até 15 anos. Antes eram beneficiadas famílias com crianças até seis anos. Leia abaixo trechos selecionados pelo Em Questão.
por: Em Questão - Bom Dia Ministro
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2012 “O componente do desenvolvimento social veio exatamente com a discussão sobre redução de desigualdades” “O componente do desenvolvimento social veio exatamente com a discussão sobre redução de desigualdades” Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” (da última sexta-feira (9), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e os desdobramentos da implementação do novo Código Florestal Brasileiro. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.
por: Em questão
 
Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012 'Meu objetivo aqui é criar uma política de Estado para a cultura', diz Marta Suplicy Ao longo de uma hora de entrevista concedida à Folha, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, se posicionou pela primeira vez sobre alguns de seus principais desafios à frente da pasta. Ela afirmou que avalia a possibilidade de criar um órgão de fiscalização para o Ecad (escritório que arrecada e distribui direitos autorais) e de retirar da alçada da Fundação Biblioteca Nacional as políticas públicas de livro e leitura --mudança feita na gestão de sua antecessora, Ana de Hollanda.
por: Folha de São Paulo
Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012 Marcada por desocupação do Pinheirinho, São José troca PSDB por PT após 16 anos Marcada por desocupação do Pinheirinho, São José troca PSDB por PT após 16 anos Após 16 anos de gestão do PSDB na cidade de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT) foi eleito no primeiro turno com 51% dos votos. Em entrevista exclusiva, o futuro prefeito trata da questão das demissões na General Motors e da desmesura da administração estadual e municipal na desocupação do Pinheirinho.
por: Caio Sarack - Carta Maior
 
Quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 "A real reforma do Estado" - Entrevista com a ministra Tereza Campello "A real reforma do Estado" - Entrevista com a ministra Tereza Campello Após nove anos, completados no sábado 20, o Bolsa Família tornou-se um programa social aclamado no mundo. A quase totalidade dos preconceitos e mitos que alimentavam a oposição à sua existência foi desmentida pelos fatos. O programa não colocou sob o cabresto de Lula e do PT o voto dos eleitores mais pobres. Como é depositado direto em uma conta do cadastrado, ele eliminou a intermediação que sustentava os coronéis locais nos quatro cantos do País.
por: Carta Capital
Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012 “Tem muita paixão no militante do PT”, afirma Clara Charf “Tem muita paixão no militante do PT”, afirma Clara Charf Passagens bem-humoradas, lembranças emocionantes e histórias que demonstram a força de uma mulher, hoje aos 87 anos, que dedicou sua trajetória à militância política e à defesa dos direitos femininos. Clara Charf abriu as portas da sua casa para a equipe do Portal Linha Direta e falou sobre a vida ao lado de Carlos Marighella - seu companheiro por 21 anos –, destacou a vitória democrática do Brasil com as eleições de um operário e de uma mulher e declarou seu apoio a Fernando Haddad na eleição municipal em São Paulo.
por: Linha Direta
 
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012 “O Brasil conseguiu, em 2012, reduzir em 90% o número de óbitos de dengue", diz o Ministro Alexandre Padilha “O Brasil conseguiu, em 2012, reduzir em 90% o número de óbitos de dengue", diz o Ministro Alexandre Padilha O entrevistado do programa "Bom Dia, Ministro" dessa sexta-feira (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre as ações de combate a doenças como a dengue e a malária e de prevenção ao câncer de mama, o acesso a medicamentos, entre outros assuntos. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.
por: Em Questão
Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012 Bolsa Família erradica miséria e ajuda Brasil a crescer, diz ministra Bolsa Família erradica miséria e ajuda Brasil a crescer, diz ministra Um em cada quatro brasileiros já é beneficiário do Bolsa Família, mesmo com os recursos do programa consumindo apenas 0,46% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, cada R$ 1 destinado ao programa retorna à economia como R$ 1,44. “Mais do que um gasto, é um grande investimento que nós estamos fazendo, não só para tirar a população da pobreza, mas para o país continuar a crescer”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Tereza Campelo.
por: Carta Maior - Najla Passos
 
Parceiros
PT Nacional
PT Estadual
PT Regional
Iara Bernardi
Carlos Leite
Izídio
Francisco França